Retoma e emprego prioridades comuns de Bruxelas e Atenas para presidência grega

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 04 dez (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia e o primeiro-ministro grego garantiram hoje que o crescimento e o emprego são as prioridades comuns de Bruxelas e Atenas para a presidência grega da União Europeia, no primeiro semestre de 2014.

Depois de uma reunião entre o colégio do executivo comunitário e uma delegação do Governo grego, na sede da Comissão, em Bruxelas, para preparar a presidência rotativa grega do bloco europeu, que arranca dentro de quatro semanas, Durão Barroso e Antonis Samaras garantiram que estão em sintonia quanto àquelas que são as prioridades e manifestaram grande confiança numa presidência de sucesso de um país sob assistência.

José Manuel Durão Barroso comentou que o semestre que se aproxima constitui "uma altura crucial para a Europa", em que é necessário procuramos finalizar peças de legislação antes das eleições europeias de maio próximo, e disse ter ficado muito satisfeito por constatar, no encontro de trabalho, que o refortalecimento da retoma da Europa, com ênfase no combate ao desemprego jovem e acesso ao financiamento pelas empresas, é também uma das grandes prioridades da futura presidência grega.

O presidente da Comissão disse acreditar que "a presidência grega vai ser uma grande oportunidade para mostrar que a Grécia não só é capaz de resolver os seus problemas, como também pode dar um contributo importante para o projeto europeu", igualmente graças às "lições aprendidas com esta crise".

"Acreditamos que agora, para usar uma imagem que o primeiro-ministro utilizou, estamos nos últimos quilómetros da maratona. Não é tempo de poupar esforços", disse.

Pegando nestas palavras, Samaras garantiu a Durão Barroso que "os atletas gregos da maratona não terão fadiga e mostrarão resiliência", afirmando-se seguro de que "a Grécia terá uma presidência de sucesso, uma presidência de oportunidades, e não de crises".

"Este é de facto um momento crucial, tanto para a Grécia como para a Europa. Temos de responder às ansiedades dos nossos cidadãos, temos de dar respostas diretas a perguntas legítimas sobre as perspetivas e viabilidade da nossa União", disse, reafirmando como grande objetivo da presidência "promover o que é óbvio: emprego e coesão", numa União "mais solidária".

A Grécia receberá a 31 de dezembro, da Lituânia, a presidência semestral rotativa da União Europeia, seguindo-se a Itália, no segundo semestre de 2014.

ACC // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.