Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Número de desempregados registados nos centros de emprego volta a cair de forma histórica

Número de desempregados registados nos centros de emprego volta a cair de forma histórica
| Economia
Porto Canal com Lusa

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 19,9% em abril, face a igual mês de 2016, para 450.961 pessoas, representando a maior redução em termos homólogos desde que há registo.

Segundo os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em relação ao mês anterior, o número de desempregados registados diminuiu 4,4%, o que representa menos 20,5 mil pessoas.

A redução homóloga (correspondente a 112 mil pessoas), que ultrapassou a registada no mês de março (18%), coloca o desemprego registado ao nível de janeiro de 2009, alcançando-se a maior diminuição homóloga do desemprego registado desde que há registo (1989).

Para a diminuição do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2016, contribuíram todos os grupos do ficheiro de desempregados, com destaque para as reduções observadas nos homens (21,6%), os adultos com idades iguais ou superiores a 25 anos (18,7%), os inscritos há menos de um ano (22,9%), os que procuravam novo emprego (19,5%) e os que possuem como habilitação escolar o secundário (19%).

Segundo o IEFP, o desemprego afetava em abril 50.694 jovens, o que representa uma redução homóloga de 28,4% (menos 20,2 mil jovens) e uma redução mensal de 8,3% (menos 4,6 mil jovens).

Já o número de desempregados de longa duração foi de 223,7 mil no mês de abril, diminuindo 16,6% em relação ao mês homólogo (menos 44,5 mil pessoas) e 1,9% em termos mensais (menos 4,3 mil pessoas).

A nível regional, comparando com o mês de abril de 2016, o desemprego diminuiu em todas as regiões do país, destacando-se o Algarve e o Centro com as descidas percentuais mais acentuadas, respetivamente 27,9% e 22,2%.

Em relação ao mês anterior, o desemprego diminuiu em todas as regiões do país, destacando-se o Algarve com a descida percentual mais elevada, 21,6%.

+ notícias: Economia

CIP indisponível para aumentar salário mínimo para 600 euros

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, afirmou hoje, em entrevista conjunta à Antena1 e ao Jornal de Negócios, que não há disponibilidade para aceitar a proposta de 600 euros de salário mínimo para 2018.

O que podem os 'recibos verdes' esperar do IRS no próximo ano?

O Governo incluiu na proposta orçamental para 2018 mudanças ao regime simplificado de IRS que geraram críticas, tendo o PS agora apresentado outra solução, que abrange os profissionais liberais, mas exclui agricultores e pequenos comerciantes.

Criação do Air Center nos Açores formalizada na segunda-feira no Brasil

Ponta Delgada, Açores, 18 nov (Lusa) -- A criação do Air Center, Centro de Investigação Internacional do Atlântico, a instalar nos Açores, vai ser formalizada na segunda-feira no Brasil, com a presença do ministro português da Ciência e do secretário regional açoriano que tutela esta área.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS