Banco internacional proposto pela China espera ter 85 membros até final do ano

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 22 mai (Lusa) - O Banco Asiático de Investimento em Infraestruturas (BAII), instituição financeira internacional proposta por Pequim e na qual Portugal é membro fundador, espera alargar o número de membros para 85 até ao final de 2017, foi hoje noticiado.

"Até ao final deste ano, um total de 85 países e regiões vão tornar-se membros do BAII", disse o presidente da instituição, Jin Liqun, no sábado durante uma conferência em Jiangsu, na costa leste da China, sem detalhar quais os países.

O BAII conta atualmente com 57 membros, entre os quais Portugal, que tem uma participação de cerca de 11,6 milhões de euros.

O banco internacional, com sede em Pequim, pode assim vir a superar o Banco Asiático de Desenvolvimento, criado pelo Japão em 1966, que conta com 67 membros.

Jin afirmou que o BAII, fundado em 2015 para financiar a iniciativa chinesa da Nova Rota da Seda, um gigante plano de infraestruturas para a Eurásia, demonstra a vontade da China em servir o mundo.

"Acreditamos que mais países vão participar no futuro", disse Jin, ex-vice-ministro das Finanças chinês .

Entre as grandes economias do planeta, apenas Estados Unidos, Canadá e Japão não fazem parte.

O banco tem sede em Pequim e foi estabelecido com um capital de 100.000 milhões de dólares.

A China é o maior acionista, com uma participação de cerca de 30% do capital, seguida pela índia e Rússia.

JOYP // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.