Cabo Verde deve apostar no setor privado para manter crescimento

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Ahmedabad, Índia, 22 mai (Lusa) - O arquipélago de Cabo Verde deve aproveitar o crescimento de 3,7% previsto para este ano e 4.1% no próximo para acelerar a participação do setor privado na economia, tornando-o o motor do crescimento económico.

Cabo Verde vai acelerar o crescimento "conduzido pelo continuado crescimento da confiança, pujança da produção agrícola e pelo turismo, bem como pelos esforços do Governo para continuar na senda das reformas", diz o relatório sobre as Perspetivas Económicas Africanas, divulgado hoje em Ahmedabad, na Índia, pelo Banco Africano para o Desenvolvimento, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e Nações Unidas.

O documento indica que Cabo Verde está numa encruzilhada e que são precisas "políticas setoriais bem coordenadas, melhoramentos no ambiente de negócios e uma focalização na integração regional" para reduzir as limitações à industrialização.

"Depois de cinco anos de política orçamental em contraciclo para equilibrar um período de baixo crescimento e uma rápida acumulação de dívida, é preciso agora uma mudança de paradigma para fazer do setor privado o motor do crescimento", dizem os peritos.

No ano passado, o arquipélago cresceu 3,2%, e deverá manter a trajetória de recuperação que tem vindo a ser visível desde a recessão de 2009, motivada pelas fortes ligações ao continente europeu, por sua vez afetado pela crise económica mundial que decorreu da crise financeira do setor do crédito imobiliário nos Estados Unidos.

MBA // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.