Taiwan inicia segunda fase de exercícios militares

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Taipé, 22 mai (Lusa) -- O exército de Taiwan iniciou hoje a segunda parte das manobras militares "Han Kuang" que simulam, com fogo real, a defesa perante um ataque relâmpago, num momento de crescente tensão com Pequim.

A Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, assistiu ao arranque das manobras.

Esta fase das manobras, que termina na sexta-feira, segue-se a outra de guerra cibernética, no início do mês, que contou com a presença de militares norte-americanos, visando reforçar a capacidade de combate e defesa dos três ramos das forças armadas.

Nesta fase simula-se a defesa perante um ataque múltiplo do exército chinês lançado a partir do mar e ar, que inclui uma tentativa de desembarque de um anfíbio na ilha e um bombardeamento a partir de uma base aérea, indicou o Ministério da Defesa de Taiwan.

Na resposta ao hipotético ataque anfíbio, em que participam helicópteros de ataque, tanques "M60A3" e artilharia com mísseis "Thunderbolt-2000", e no do bombardeamento, os aviões e mísseis mais avançados de Taiwan.

A guarda costeira de Taiwan vai simular manobras de defesa da ilha taiwanesa de Taiping, também conhecida como Itu Aba, que se encontra nas disputadas ilhas Spratly, no mar da China meridional.

Taiwan é independente desde 1949, data em que os nacionalistas do Kuomintang (KMT) ali se refugiaram depois de terem sido derrotados pelos comunistas, que fundaram, no continente, a República Popular da China.

Pequim considera Taiwan parte da China, que deverá ser reunificada, se necessário pela força.

FV (EJ) // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.