Venezuela: Oposição garante que vai marchar todos os dias até serem marcadas eleições

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 20 mai (Lusa) - A oposição venezuelana anunciou hoje que vai continuar a marchar todos os dias até que sejam marcadas eleições que permitam afastar o Presidente Nicolás Maduro do poder.

"Vamos exigir que cesse a repressão, marcharemos todos os dias que sejam necessários até que haja uma mudança democrática no país", disse aos jornalistas o ex-candidato presidencial opositor Henrique Capriles Radonski, no dia em que os venezuelanos participaram, em várias cidades, nas concentrações com o lema "Somos milhões pela mudança".

Em Caracas, a oposição concentrou-se em seis pontos distintos (Santa Fé, Altamira, Petare, Caurimare, Bello Monte, Chacaíto e Santa Mónia) de onde marcharam até à auto-estrada Francisco Fajardo, naquela que foi, segundo os organizadores, a maior manifestação realizada até hoje.

Uma vez na auto-estrada, o líder opositor anunciou que tentariam chegar até à sede do Ministério do Interior, Justiça e Paz, no centro de Caracas, mas as forças de segurança, uma vez mais, reprimiram os manifestantes.

Segundo a oposição venezuelana, em 50 dias de protestos "50 venezuelanos foram assassinados, mais de 13 mil ficaram feridos, 2.700 foram detidos e quase 200 civis foram processados por tribunais militares".

"Tem sido praticamente um massacre contra o povo venezuelano, mas manteremos em resistência e a luta pela Venezuela. Queremos eleições, o povo quer eleições livres e democráticas", explicou Henrique Capriles Radonski.

A oposição quer que seja aberto um canal humanitário que permita a entrada de medicamentos e alimentos no país, e que o Executivo respeite o parlamento, onde a oposição detém a maioria.

"Não podemos aceitar que, em democracia, haja presos políticos. Queremos independência dos poderes (públicos), não podemos aceitar que continuem inabilitando gente [a impedir o exercício de cargos públicos]. O Governo quer escolher quem o enfrentará (em eleições) e isso não podemos aceitar", disse.

Henrique Capriles Radonski instou ainda ao "desarmamento de grupos paramilitares".

Na segunda-feira, a oposição acompanhará os médicos a marchar até ao Ministério da Saúde, para chamar a atenção para a precariedade e problemas do setor.

FPG // JNM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.