China abre investigação antidumping sobre vinhos importados da UE

| Economia
Porto Canal / Agências

Pequim, 05 jun (Lusa) - Pequim lançou uma investigação antidumping sobre o vinho europeu, informou hoje o Ministério do Comércio, depois de a União Europeia ter imposto tarifas sobre a importação de painéis solares da China.

"O Governo chinês iniciou uma investigação antidumping e antissubvenção sobre os vinhos provenientes da União Europeia", disse o porta-voz do Ministério do Comércio Shen Danyang em comunicado.

A China é o segundo maior parceiro comercial da União Europeia, mas o movimento é referido como uma ampliação dramática das disputas entre ambas as partes, que já envolveram equipamentos de energia solar e de telecomunicações por parte de Bruxelas, e de produtos químicos e tubos sem soldagem por Pequim.

Na terça-feira, a Comissão Europeia impôs impostos temporários sobre os painéis solares chineses, apesar da oposição de alguns países liderada pela Alemanha e advertência de Pequim.

O comissário europeu do Comércio, o belga Karel de Gucht, disse que os painéis estavam a ser vendidos 88 % abaixo do custo no mercado europeu e que o dumping estava a prejudicar a indústria solar europeia.

A UE optou por medidas progressivas: a partir de quinta-feira, 06 de junho, será aplicada uma tarifa média de 11,8 % e dois meses depois, a 06 de agosto, passará a 47,6 %, caso a Comissão não chegue a acordo com Pequim.

Pequim "opõe-se veementemente" à medida da UE, disse Shen citado no comunicado do Ministério, descrevendo as tarifas como "impostos injustos contra os produtos fotovoltaicos chineses exportados para a Europa".

"O Governo chinês e a indústria mostraram grande sinceridade e fizeram um enorme esforço ao resolverem o assunto pela via do diálogo e consultas", afirmou.

Shen Danyang indicou ainda que a China espera que a Europa "demonstre maior sinceridade e flexibilidade para encontrar uma solução que seja aceitável por ambas as partes através de consultas.

FV // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.