Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Temperaturas máximas vão subir 5 a 10 graus no sábado

Temperaturas máximas vão subir 5 a 10 graus no sábado
| País
Porto Canal com Lusa

As temperaturas máximas vão subir no sábado entre 5 e 10 graus Celsius em Portugal continental, prevendo-se que em algumas regiões do país cheguem aos 34/35 graus, disse à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada.

"No sábado vamos ter uma subida significativa dos valores da temperatura máxima da ordem dos 05 a 10 graus e no domingo esta subida estende-se às mínimas na ordem dos 4 a 10 graus, com exceção do Algarve", adiantou à Lusa a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Maria João Frada, no fim de semana e na generalidade do território as temperaturas vão variar entre os 30 e os 34/35 graus, com exceção da zona da Serra da Estrela e do Algarve.

"Vamos ter este fim de semana o instalar de uma corrente de leste que dá origem a um transporte de massa de ar quente e seca do interior da Península Ibérica e até de norte de África que podem dar origem a algumas poeiras para a região do Algarve com intensificação de vento", disse.

Segundo a meteorologista do IPMA, no domingo o vento vai soprar moderado a forte no Algarve com rajadas da ordem dos 70 quilómetros por hora e, por esse motivo, está previsto um episódio de levante, ou seja, ondas de sueste com 2 a 3 metros na costa sul.

"Na segunda-feira, vamos ter uma ligeira descida das temperaturas, mas é temporário, porque na terça-feira voltam a subir devendo-se manter as máximas elevadas pelo menos até quarta-feira", disse.

+ notícias: País

Livre acesso a consultas revela-se um sucesso no primeiro ano em vigor

A medida que permite aos utentes serem atendidos em hospitais fora da area de residência está a completar um ano e parece ser já um sucesso. Os dados indicam que mais de 166 mil utentes do Serviço Nacional de Saúde já escolheram um hospital diferente para terem uma primeira consulta da especialidade.

Doentes com ADSE vão passar a pagar 20% pelos medicamentos

A ADSE deixou de comparticipar na totalidade os medicamentos para os doentes com esclerose múltipla. Agora os doentes terão que pagar 20 por cento dos medicamentos o que poderá ultrapassar os 200 euros mensais. A decisão apanhou de surpresa os doentes e a Associação Todos com a Esclerose Multipla já denunciou o caso.

Défice de competências de leitura principal causa de "chumbo" no 2.º ano

Um estudo sobre a retenção dos alunos no 1.º ciclo do ensino básico revela que a primeira causa de repetência no 2.º ano é o défice de competências de leitura dos alunos.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS