Anacom multa NOS em 347,5 mil euros por irregularidades na denúncia de contratos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 19 mai (Lusa) -- A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) anunciou hoje ter aplicado uma coima de 347.500 euros à NOS por "incumprimento de cláusulas contratuais" no âmbito da denúncia de contratos com clientes.

Em comunicado publicado na sua página na Internet, a Anacom esclarece que a coima foi aplicada a 17 de março à NOS Comunicações (NOS) por factos relativos à atuação da empresa antes da fusão com a Optimus, numa altura em que se designava Zon TV Cabo Portugal.

Segundo o regulador, a então Zon "não aceitou pedidos de denúncia contratual por telefone, apesar de dispor de um sistema de validação de utilizador", sendo que, na mensagem que enviou aos clientes que lhe apresentaram "pedidos de denúncia incorretamente instruídos, não indicou o prazo de 30 dias úteis para o envio da documentação em falta, sob pena de caducidade da declaração de denúncia".

Adicionalmente, na mensagem que enviou aos seus clientes que denunciaram contratos, "não os informou, com caráter concreto, das obrigações emergentes da denúncia", designadamente o pagamento de encargos relacionados com o período de fidelização e com a não devolução de equipamentos.

Ainda provado, refere a Anacom, ficou que a NOS "não aceitou 28 pedidos de denúncia apresentados num endereço por si divulgado ao público", "não considerou válidas, nas datas em que as recebeu, 16 denúncias contratuais legíveis, corretamente instruídas", e "não informou dois clientes acerca dos períodos contratuais mínimos a que os mesmos estariam vinculados".

Notificada desta decisão do regulador, a NOS interpôs recurso de impugnação para o Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão.

PD // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.