Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Estados Unidos confirmam presença de dois porta-aviões na Península da Coreia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 19 mai (Lusa) -- A Marinha dos Estados Unidos confirmou hoje o envio do porta-aviões USS Ronald Reagan para uma zona próxima da Península da Coreia juntando-se ao USS Carl Vinson, numa altura em que agravam as relações entre Washington e Pyongyang.

Um breve comunicado do Comando do Pacífico (PACOM, na sigla em inglês) confirma que o porta-aviões USS Ronald Reagan, da base naval norte-americana de Yokosuka (costa oriental do Japão), está na zona e que iniciou patrulhas regulares no Pacífico ocidental "na primavera".

O comunicado não esclarece se os dois porta-aviões de propulsão nuclear estão juntos sendo que não é normal que os Estados Unidos usem vários navios deste género no "mesmo teatro de operações".

No domingo, a Coreia do Norte lançou um míssil de médio alcance, num ensaio que segundo os analistas dos Estados Unidos pode ter servido para desenvolver armamento capaz de atingir o Alasca.

Um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul explicou à EFE que o porta-aviões USS Carl Vinson encontra-se neste momento a realizar manobras com a Marinha da Coreia do Sul no Mar do Japão.

Por outro lado, uma fonte do governo de Seul disse à agência Yonhap que os dois porta-aviões podem eventualmente realizar manobras conjuntas com as forças da Coreia do Sul no princípio de junho mas o Ministério da Defesa recusou pronunciar-se sobre o assunto.

PSP // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Pelo menos cinco soldados mortos em avalanche no sudeste da Turquia

Pelo menos cinco soldados morreram este domingo e 12 ficaram feridos devido a uma avalanche quando procediam a operações militares no sudeste da Turquia, disseram fontes das autoridades, citadas pela Associated Press.

Angola prevê encerrar nove embaixadas e 18 consulados, incluindo em Portugal e Macau

O Governo angolano está a estudar a possibilidade de encerrar nove embaixadas e 18 consulados-gerais, nomeadamente em Lisboa, Faro e Macau, além de 10 representações comerciais, incluindo em Portugal, para poupar mais de 66 milhões de dólares.

Onze pessoas morrem em acidente de autocarro na Turquia

Onze pessoas morreram e 46 ficaram feridas na Turquia, na noite de sexta-feira para sábado, quando um autocarro embateu contra árvores numa autoestrada, anunciaram fontes oficiais.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.