Lucro da Sonae atinge 8MEuro no 1.º trimestre

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 mai (Lusa) - O lucro da Sonae atingiu os oito milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, montante que não é comparável com o resultado líquido de igual período do ano passado, divulgou hoje o grupo.

No primeiro trimestre do ano passado, o lucro ascendeu a 30 milhões de euros e incluía itens não recorrentes de 62 milhões de euros.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae adianta que "o resultado líquido atribuível aos acionistas ascendeu a oito milhões de euros, beneficiando do crescimento das vendas de todos os negócios e da melhoria da rentabilidade operacional, bem como dos menores custos financeiros decorrentes do reconhecimento da forte estrutura de capital" do grupo.

"Excluindo os ganhos de capital não recorrentes registados no primeiro trimestre de 2016, fruto essencialmente das operações de 'sale and lease back', a evolução do resultado líquido da Sonae teria sido positiva", acrescenta.

Até final de março, o volume de negócios aumentou 6% para 1.278 milhões de euros, "com todos os negócios a contribuírem positivamente para esta evolução".

O 'underlying' EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações), que corresponde à rentabilidade dos negócios totalmente controlados pela Sonae, subiu 12,7% para 49 milhões de euros, "impulsionado pelo retalho e pela Sonae FS".

A Sonae acrescenta que "a boa performance operacional dos negócios no primeiro trimestre de 2017 contribuiu positivamente para os indicadores de rentabilidade" do grupo.

No entanto, "durante o primeiro trimestre do ano passado tinha sido registado um impacto positivo de 62 milhões de euros na rubrica de itens não recorrentes, beneficiando, sobretudo, dos ganhos de capital obtidos com as operações de 'sale and lease back' concluídas pela Sonae RP no primeiro trimestre de 2016, o que prejudica a comparabilidade entre períodos", explica.

Assim, o EBITDA registou uma quebra de 47,7% nos primeiros três meses do ano, face a igual período de 2016, para 62 milhões de euros, "correspondendo a uma margem EBITDA de 4,9%, e o resultado direto da Sonae atingiu nove milhões de euros".

No retalho, o volume de negócios da Sonae MC aumentou 4,7% no primeiro trimestre, atingindo 1.527 milhões de euros.

No que respeita ao retalho alimentar, o volume de negócios da Sonae MC aumentou 3% para 855 milhões de euros.

O investimento realizado pelos negócios ascendeu a 54 milhões de euros no trimestre, o que corresponde a cerca de 4,2% do volume de negócios.

"O investimento foi canalizado para a abertura de novas unidades, lançamento de novos negócios e reforço da internacionalização e do serviço ao cliente, tendo atingido 28 milhões de euros na Sonae MV, seis milhões de euros na Worten e oito milhões de euros tanto na Sonae Sports & Fashion como na Sonae RP.

ALU// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.