Ciberataques causam danos anuais de 400 mil milhões euros no mundo

| Economia
Porto Canal com Lusa

Frankfurt, 18 mai (Lusa) - Os ataques cibernéticos causam danos anuais de 50 mil milhões de euros à economia alemã e de 400 mil milhões de euros em todo o mundo, disse hoje o presidente do Bundesbank, Jens Weidmann.

Em declarações num simpósio, Weidmann advertiu que o risco de ataques cibernéticos também pode afetar as infraestruturas e aplicações de bancos centrais europeus.

"A questão já não é se uma infraestrutura ou instituição será objeto de um ataque, mas quando ou com que frequência", disse o presidente do banco central alemão.

Weidmann explicou que o Bundesbank sofreu no ano passado este tipo de ataques em serviços através da internet, que deviam fazer cair o sistema, acrescentou que o banco se tem protegido até agora com êxito e defendeu que é necessário que o sistema financeiro otimize os seus mecanismos de proteção.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.