Sindicato Ferroviário alerta que CP tem 12 ME em multas por cobrar

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 mai (Lusa) -- O presidente do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), Luís Bravo, disse hoje à Lusa que, nos últimos três anos, a CP contabilizou 12 milhões de euros em multas por cobrar.

"Os revisores da CP passam imensas multas no combate à fraude e nos últimos três anos não têm sido cobradas", estando em dívida um valor total que ronda "12 milhões de euros", afirmou à margem de uma manifestação em Lisboa.

Por outro lado, Luís Bravo referiu que existe um défice de trabalhadores da CP e de material circulante, por isso, cerca de 20 dirigentes e associados do SFRCI decidiram concentrar-se hoje junto ao Ministério do Planeamento e Infraestruturas.

"Pretendemos alertar o Governo para o grande défice de trabalhadores que existe na CP, nomeadamente revisores, funcionários de bilheteiras e as suas chefias diretas", por outro lado, verifica-se também um "défice no material circulante, por falta de comboios, sobretudo, nas linhas do Oeste, Algarve e Vouga", referiu.

Luís Bravo acrescentou que os funcionários da CP trabalham nos dias de descanso e até ao momento o Governo não deu resposta aos pedidos de recrutamento.

"Não há qualquer resposta aos pedidos de recrutamento, qualquer decisão tomada agora só terá efeitos em 2018", porque o processo de recrutamento e formação demora "entre seis a sete meses", afirmou.

Questionado sobre a possibilidade dos trabalhadores avançarem com novas formas de luta, Luís Bravo garante que "se não houver decisões [por parte do Governo] ", os funcionários terão que "fazer greve ao trabalho extraordinário".

"É inadmissível que se continue a exigir aos funcionários que trabalhem 28 a 30 dias por mês", concluiu.

PZE // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.