Comissão de inquérito PANA quer ouvir ministros, ex-ministros e deputados em Lisboa

| Política
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 18 mai (Lusa) -- A comissão de inquérito sobre os Papeis do Panamá do Parlamento Europeu faz a 22 e 23 de junho uma missão de "apuramento de factos" em Lisboa, tendo previstos encontros com ministros, ex-ministros e deputados, entre outros.

Segundo um programa provisório a que a Lusa teve hoje acesso, os eurodeputados da comissão de inquérito que está a investigar alegadas contravenções ou má administração na aplicação das regras europeias relacionadas com o branqueamento de capitais e a elisão e a evasão fiscais (PANA), têm previstos encontros com o ministro das Finanças, Mário Centeno, os ex-ministros da tutela Maria Luís Albuquerque e Fernando Teixeira dos Santos, bem como com o ex-primeiro-ministro José Sócrates e o ex-ministro e antigo responsável do BCP e da CGD Armando Vara.

Os membros da comissão PANA pediram ainda reuniões com representantes dos partidos na comissão parlamentar de inquérito ao BES e com o banqueiro José Maria Ricciardi.

A lista provisória de encontros inclui ainda o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa e a Procuradora-Geral da República, Joana Vidal.

Em 09 de maio, o secretário Regional das Finanças da Madeira, Rui Gonçalves, foi ouvido na comissão PANA, em Bruxelas, e o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, participa na audição marcada para o próximo dia 30.

Os eurodeputados Ana Gomes (PS), José Manuel Fernandes (PSD) e Nuno Melo (CDS-PP) integram a comissão de inquérito sobre os Papéis do Panamá, que inclui um total de 65 membros efetivos.

IG// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Costa considera que "ocasião fez a decisão" de interromper anterior legislatura

O ex-primeiro-ministro António Costa considera que a “ocasião fez a decisão” de o Presidente da República pôr termo “prematuramente” à anterior legislatura e que a direita andava frenética em busca de pretexto para a dissolução do parlamento.

As propostas dos partidos no combate à corrupção

A ministra da Justiça, Rita Júdice, reúne-se esta sexta-feira separadamente com deputados do PSD, PS e Chega, no parlamento, dando início ao diálogo em matéria de combate à corrupção anunciado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.