PSD pede a Ferro que marque eleição para fiscalização das 'secretas' e mantém Teresa Morais

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 mai (Lusa) - O PSD anunciou hoje que irá pedir ao Presidente da Assembleia da República que agende a eleição do membro em falta para a fiscalização das 'secretas' e levará a votos o nome recusado pelo PS, Teresa Morais.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião do grupo parlamentar do PSD, Luís Montenegro anunciou que irá ainda hoje contactar Ferro Rodrigues para que desencadeie o processo necessário à marcação da eleição para o Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa (CFSIRP), cargo que exige uma maioria de dois terços dos deputados.

"Esperamos que os deputados de todos os partidos, de todas as bancadas, possam dar a resposta democrática que se exige. É uma questão de princípio não aceitar que o PS possa ter a pretensão de condicionar tudo e todos na sociedade portuguesa e chegar mesmo ao condicionamento interpartidário", justificou Montenegro.

Na semana passada, o PS recusou o nome proposto pelo PSD, Teresa Morais, para liderar o CFSIRP e justificou a recusa dizendo que Teresa Morais, deputada e vice-presidente do PSD, não tem o "perfil adequado".

Na altura, o PSD considerou que esta atitude configurava um "veto político" e abria uma "ferida delicada" no relacionamento interpartidário, apelando então à intervenção do secretário-geral do PS, António Costa.

SMA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".