Impostos sobre os painéis solares chineses podem comprometer relações com UE

| Economia
Porto Canal / Agências

Pequim, 05 jun (Lusa) - A decisão da Comissão Europeia de instaurar impostos temporários sobre os painéis solares chineses poderá comprometer as relações comerciais entre a China e a União Europeia, indicou hoje a agência oficial chinesa Xinhua.

"O protecionismo da União Europeia envia uma mensagem errada à China e ao mundo. Mais do que procurar uma solução vantajosa para ambas as partes, a fim de resolver os seus problemas internos, a UE coloca a responsabilidade nos outros", escreveu a agência noticiosa chinesa.

Para a Xinhua, "o protecionismo de um lado leva ao protecionismo de outro" e a "UE deve assumir a responsabilidade de uma eventual guerra comercial se essa probabilidade se concretizar".

Estes impostos "punitivos" não são mais suscetíveis de incitar a uma resposta amigável da China, acrescentou.

A Comissão Europeia anunciou na terça-feira a aplicação de impostos temporários sobre os painéis solares chineses, não obstante as reticências de vários estados da União Europeia e receios de retaliação comercial por parte de Pequim.

A UE optou por medidas progressivas: a partir de quinta-feira, 06 de junho, será aplicada uma tarifa média de 11,8 % e dois meses depois, a 06 de agosto, passará para 47,6 %, caso a Comissão não chegue a acordo com Pequim.

FV // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.