Câmara do Porto vai instalar fonoteca de vinil em Campanhã

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 17 mai (Lusa) -- A Câmara do Porto vai instalar a sua fonoteca de vinil, com um acervo de 34.000 discos, na Plataforma Campanhã, um projeto destinado à indústria musical e do audiovisual a criar num armazém naquela zona, foi hoje anunciado.

A ideia dos promotores da Plataforma Campanhã é transformar um armazém que fica numa rua privada, naquela zona oriental da cidade, num edifício de dois pisos destinado a acolher "a área da indústria da música e da produção audiovisual", afirmou João Brandão, da ARDA Recording Company.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que esta manhã esteve presente na apresentação do projeto, afirmou que a autarquia tinha já recebido, "há uns anos", o acervo da Rádio Renascença (18.000 vinis), já tratado e atualmente na Biblioteca Almeida Garrett, e que há um ano recebeu o da Rádio Difusão Portuguesa (16.000 discos), sendo que, desde então, equacionava como poderia colocar esta coleção à disposição da população.

"Começámos a pensar que este acervo devia ser utilizado para fins educativos, culturais e para aqueles que hoje se interessam pelo vinil. Já não nos interessa ter isso em prateleiras e já andávamos a pensar onde pôr", disse Rui Moreira, acrescentando que, "quando apareceu este parceiro", a Câmara percebeu que seria uma boa opção ali instalar a fonoteca.

Segundo o autarca, esta é a possibilidade de "começar a ancorar a cultura em expansão em Campanhã".

"Tudo isto terá impacto na reabilitação urbana [na zona]. O armazém estava vazio e vai ter uma dinâmica diferente. Vai deixar de ser um armazém para ser um espaço de convívio. Nós passaremos a ser um dos clientes de um condomínio, convivendo e fazendo parte do condomínio. Pareceu-nos [uma solução] interessante, também mais económica, do que estar a montar uma estrutura própria autónoma", sublinhou Moreira.

João Brandão precisou que, após as obras, que começarão ainda neste trimestre e deverão ficar totalmente concluídas no primeiro trimestre de 2018, o armazém terá 1.250 metros quadrados de área útil, onde serão criados quatro estúdios para gravação, filmagens, gravações de voz de 'broadcast' e "um serviço de restauro de áudios obsoletos".

A Plataforma Campanhã vai poder albergar entre sete a nove empresas destas áreas, sendo que, "neste momento, já há cinco entidades associadas", disse João Brandão.

O espaço terá também quatro salas de produção, um espaço privativo para os artistas, uma zona técnica e áreas de lazer, como um jardim exterior.

O responsável da empresa promotora adiantou ainda que "Campanhã era o local ideal", por ser uma "zona com excelentes acessos, bem servida por transportes públicos e muito próxima da Baixa" do Porto, além de, "a curto prazo", poder vir a ser "um local de referência na cidade".

Guilherme Blanc, adjunto de Rui Moreira para a área da Cultura, adiantou ainda que o acervo vinil será também divulgado ao público através de uma página da internet própria.

JAP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.