Autárquicas: Listas de candidatos têm que ser entregues até 07 de agosto

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 mai (Lusa) -- As listas de candidatos às eleições autárquicas marcadas para 01 de outubro terão de ser entregues ao juiz competente até ao dia 07 de agosto, de acordo com mapa-calendário das operações eleitorais divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

De acordo com a informação da CNE, as listas de candidatos são apresentadas perante o juiz do juízo de competência genérica com jurisdição no respetivo município até 55.º dia anterior à data do ato eleitoral.

Assim, e conforme estabelece o mapa-calendário divulgado hoje pela CNE, o prazo limite para a apresentação das candidaturas por parte de partidos políticos, coligações de partidos e grupos de cidadãos para as autarquias locais será o dia 07 de agosto.

Também até dia 07 de agosto terão de ser apresentados os orçamentos de campanha junto do Tribunal Constitucional.

A CNE refere ainda que de 02 de agosto a 01 de outubro está suspensa a atualização do recenseamento eleitoral dos cidadãos portugueses.

Os eleitores que requeiram o voto antecipado (internados, presos e estudantes) podem-no fazer até 11 de setembro, enquanto aqueles que por razões profissionais tenham que votar perante o presidente da câmara podem fazê-lo de 21 a 26 de setembro.

A campanha eleitoral para as próximas eleições autárquicas realiza-se entre 19 e 29 de setembro, segundo a Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais.

O Governo marcou hoje as eleições autárquicas para o próximo dia 01 de outubro.

ZO // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.