Novo Banco: Maria Luís acha "estranho" atraso na operação de troca de obrigações

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 mai (Lusa) - A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque criticou hoje o atraso na operação de troca de obrigações que integra o processo de venda do Novo Banco à norte-americana Lone Star, considerando que devia ser uma "prioridade" para os envolvidos.

"Acho que esta operação, que implica o envolvimento voluntário de obrigacionistas num processo que vai gerar perdas, devia ter sido uma prioridade absoluta de quem está a vender o banco, que neste caso também envolve o Governo", afirmou a deputada do PSD.

"Estranho que ainda esteja atrasado e temo que seja sinal de algum tipo de problema que venha a não ser resolvido", lançou Maria Luís durante a sua audição na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA).

E acrescentou: "E que saibamos efetivamente o que se está a passar no processo. Porque é que o processo está tão atrasado?".

A operação de venda do Novo Banco à Lone Star está ainda dependente da obtenção das autorizações regulatórias, mas também de uma operação de troca de obrigações seniores com vista a melhorar o capital do Novo Banco em 500 milhões de euros, o que implicará penalizações para os detentores dos cerca de 3.000 milhões de euros destes títulos no balanço do Novo Banco.

DN/SP// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".