Descobertos 54 corpos em valas comuns no Peru

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lima, 04 dez (Lusa) -- Os restos mortais de 54 pessoas, sobretudo mulheres e crianças, foram descobertos em valas comuns no sul do Peru, informaram, esta terça-feira, fontes judiciais.

Os corpos, incluindo de 26 crianças e 18 mulheres mortas a tiro, foram enterrados em 19 sepulturas na cidade de Chungui.

"Até ao momento, não se pode determinar se foram executadas pelo Sendero Luminoso (maoista) ou pelo exército", indicaram fontes do Ministério Público, citando peritos forenses.

Especialistas acreditam que as vítimas foram mortas talvez em 1986 durante o primeiro mandato do Presidente peruano Alan García (1985-1990).

O Sendero Luminoso foi uma das guerrilhas da América Latina que mais sangue fez correr: o conflito que a opôs ao Estado entre os anos 1980 e 2000 fez perto de 70.000 mortos e desaparecidos.

Os seus líderes encontram-se na cadeia, incluindo o histórico fundador, Abimael Guzman, que cumpre uma pena de prisão perpétua, em Callao, na periferia da capital Lima.

A sua detenção, em 1992, provocou um acentuado declínio da guerrilha.

DM (ANC) // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.