Mais de 86% das famílias japonesas continuam em casas temporárias após sismo de 2011

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 04 dez (Lusa) - Mais de 86% das famílias realojadas em casas temporárias, depois de terem perdido, em março de 2011, os seus bens na sequência do tsunami que atingiu o nordeste do Japão, ainda vivem no mesmo local, foi hoje revelado.

Além dos cerca de 18 mil mortos e desaparecidos, o sismo, seguido de tsunami, provocou o maior desastre nuclear depois de Chernobil (Ucrânia) ao danificar a central nuclear de Fukushima, que as autoridades japonesas querem desmantelar, num processo que se vai prolongar por mais de uma dezena de anos.

Mil dias depois do desastre natural, a maioria das casas temporárias continua ocupada, principalmente nas três províncias mais afetadas: Iwate, Miyagi e Fukushima.

Das 278 mil pessoas que não recuperaram as suas casas, cerca de 210 mil continuam, mais de dois anos e sete meses depois a ocupar 45.900 casas provisórias com uma área inferior a 30 metros quadrados e construídas com materiais plásticos e metálicos imediatamente após a tragédia.

Os restantes 70 mil vivem, na sua maioria, em apartamentos cujo arrendamento é suportado pela administração japonesa.

As autoridades japonesas, citadas pela agência Kyodo, justificam a demora no realojamento das famílias com as dificuldades de construir novas casas nas regiões mais afetadas.

É que, explicaram, a maioria dos municípios carece de espaços planos para construir residências em zonas elevadas, mais afastadas do mar.

JCS // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.