Enfermeiro acusado de roubo e sequestro em silêncio na primeira sessão de julgamento

| País
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 03 dez (Lusa) - Um enfermeiro acusado de roubo e sequestro de um construtor civil, de 80 anos, e da mulher, 30 anos mais nova, começou hoje a ser julgado no tribunal de Matosinhos, negando-se a prestar declarações.

Segundo o Ministério Público, o roubo, ocorrido em maio de 2010, e levado a cabo por dois indivíduos encapuzados, não passou de um esquema planeado pelo enfermeiro, que na altura era íntimo da família, para subtrair os valores que a vítima guardava num cofre em casa.

Tratava de cerca de 110 mil euros em dinheiro e joias de elevado valor, nomeadamente anéis e fios de ouro.

O casal e o enfermeiro, agora arguido, que prestava assistência ao idoso, estavam em casa das vítimas quando os dois indivíduos entraram pela porta principal, sem forçar a entrada - já que havia uma chave suplente na parte exterior da casa para qualquer eventualidade e algumas pessoas amigas sabiam da existência.

Recorrendo à coação sob ameaça de armas, imobilizaram a mulher e o enfermeiro e obrigaram o construtor civil, que entretanto morreu (em 2010), a abrir o cofre e a entregar todos os valores que se encontravam no interior.

A viúva foi ouvida nesta sessão do julgamento e defendeu o arguido. Admitiu que ainda mantém uma relação de amizade com o acusado, afirmando que na altura do roubo ele estava com o casal na casa e, inclusive, tentou protegê-los, acabando por ser agredido pelos assaltantes.

A mulher disse ainda que o enfermeiro ficou de tal forma em pânico, após o sucedido que, conforme lhe contou um dia depois, acabou por não ir para casa com medo de ser seguido, tendo conduzido até Espanha.

A viúva, que entretanto herdou a fortuna do falecido marido, confessou ainda em tribunal ter oferecido, este ano, dois carros de alta gama ao enfermeiro, como "prova de gratidão por tudo o que fez" pela sua família.

O juiz marcou nova sessão de julgamento para o dia 10, às 14:30.

JYA // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.