'Anita' volta a liderar lista do BE em Salvaterra de Magos

| Política
Porto Canal com Lusa

Redação, 12 mai (Lusa) -- Ana Cristina Ribeiro volta a encabeçar a lista do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que dirigiu até 2013, quando atingiu o número máximo de mandatos e enfrentando uma acusação judicial, que foi arquivada.

Em comunicado hoje enviado à agência Lusa, o partido anunciou que a "primeira candidata da lista do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos é a independente Ana Cristina Ribeiro".

"A decisão sobre a candidatura foi tomada pelos militantes do Bloco de Esquerda em Salvaterra de Matos, tendo sido hoje ratificada [sexta-feira] pela estrutura distrital", lê-se na nota.

Conhecida por 'Anita', a candidata agora independente chegou à liderança da autarquia ribatejana pelas listas da CDU, em 1997, derrotando o PS.

Desentendimentos com o PCP, levaram Ana Cristina Ribeiro a concorrer e a ganhar pelos bloquistas em 2001 e 2005 e 2009.

Em 2005 o Ministério Público arquivou um processo em que a autarca era suspeita de favorecimento num concurso público, enquanto em 2013 o Tribunal de Vila Franca de Xira arquivou o processo em que eram arguidos a ex-presidente da Câmara de Salvaterra de Magos (Santarém), um ex-vereador e um chefe de divisão, acusados de falsificação de documentos.

Ana Cristina Ribeiro, César Peixe e Aurélio Ferreira, respetivamente, e dois representantes de uma construtora estavam acusados pelo Ministério Público de um crime de falsificação de documentos agravado, por alegadas ilegalidades na adjudicação direta de uma empreitada. 

Salvaterra de Magos foi a única câmara ganha pelo Bloco de Esquerda, sendo ocupada atualmente pelo socialista Hélder Esménio, que já anunciou a sua recandidatura ao lugar.

As eleições autárquicas realizam-se a 01 de outubro.

PL // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.