AR evoca memória do antigo bastonário da Ordem dos Advogados António Pires de Lima

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 mai (Lusa) - O parlamento aprovou hoje um voto de pesar pela morte do antigo bastonário da Ordem dos Advogados António Pires de Lima, recordando a sua "integridade, frontalidade e dedicação" a Portugal.

No texto, apresentado pelo CDS-PP e aprovado por unanimidade, António Pires de Lima é lembrado como um "homem de princípios" que "pensava com a solidez profunda das convicções e, sempre, dizia o que pensava".

"Sem subterfúgios, sem dissimulações, era um homem direto e frontal, que acolhia todas as opiniões mas não se recusava a expressar a sua", prossegue o voto de pesar.

António Pires de Lima nasceu em 30 de outubro de 1936 na freguesia de Santa Maria Maior, concelho de Barcelos, distrito de Braga, e faleceu no domingo passado.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1958, António Pires de Lima era casado e pai de quatro filhos e foi bastonário da Ordem dos Advogados no triénio 1999/2001.

Advogado em regime de profissão liberal, foi consultor jurídico em vários organismos e sociedades e mediou arbitragens de âmbito internacional. Foi também membro do Tribunal Arbitral.

Entre as condecorações e louvores que obteve contam-se a das medalhas das campanhas em Angola em 1966/68, onde cumpriu serviço militar obrigatório entre 1957/59 e para onde foi reincorporado em 1960/61 e 1966/68, e a medalha de Benemerência da Cruz Vermelha Portuguesa.

Comenda de Mérito Civil Espanha e a Comenda de Número da Ordem Isabel a Católica foram outras das condecorações atribuídas a António Pires de Lima.

O parlamento aprovou hoje também um voto de pesar pelo falecimento de António Gomes da Costa, antigo líder do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro.

O texto, da autoria do PSD, lembra Gomes da Costa como "uma das mais ilustres figuras da comunidade portuguesa no Brasil".

O voto de pesar em causa foi aprovado mas sem unanimidade, com PCP a votar contra e BE e "Os Verdes" a absterem-se.

PPF // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.