Governo cria comissão para prevenir, monitorizar e acompanhar efeitos da seca

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 mai (Lusa) - O Conselho de Ministros aprovou hoje a criação de uma comissão permanente para prevenir, monitorizar e acompanhar os efeitos da seca para elaborar um plano de contingência e estabelecer eventuais medidas preventivas.

"Foi aprovada a criação da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da seca, apesar de estar a chover", anunciou a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros de hoje.

De acordo com o texto do Governo: "A evolução meteorológica dos últimos meses indica que poderemos vir a ser confrontados, num futuro próximo, com uma situação de seca, justificando-se uma atuação atempada de eventuais medidas preventivas e mitigadoras" deste problema.

Será ainda elaborado um plano de contingência que possa vir a ser acionado "se e quando as circunstâncias o determinarem".

Esta comissão permanente será interministerial e contará com a assessoria de um grupo técnico composto por representantes de diversos organismos da administração, "relevante face às diferentes dimensões do fenómeno".

Na terça-feira, numa conferência em Faro, no Algarve, o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, disse não haver, por enquanto, registo de prejuízos evidentes na agricultura devido à seca, apesar de haver indícios que apontam para a previsão de um período de seca.

"Neste momento, estamos apenas numa situação em que há indícios claros de que poderemos vir a ter um período de seca, não há neste momento ainda prejuízos imediatos e evidentes" na agricultura, declarou então o governante aos jornalistas.

Em 03 de maio, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera revelou que Portugal continental encontrava-se em abril com 96% do território em situação de seca fraca a moderada, um aumento significativo relativamente ao mês de março (20%).

JF (MAD/DD) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo dá início às negociações com professores sobre recuperação do tempo de serviço

A nova equipa do Ministério da Educação começa esta quinta-feira as reuniões com os sindicatos de professores para discutir a recuperação do tempo de serviço congelado no tempo da ‘troika’ (2011-2014), uma reivindicação que motivou protestos e greves nos últimos anos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".