Empresários chineses vão visitar Paredes para avaliar possíveis investimentos

| Economia
Porto Canal / Agências

Paredes, 03 dez (Lusa) - Um grupo de empresários chineses vai visitar Paredes, em janeiro, para avaliar possibilidades de investimento industrial naquele concelho, adiantou hoje à Lusa o presidente da câmara.

Celso Ferreira explicou que os investidores estão interessados em instalar unidades fabris nos setores da metalomecânica, energias renováveis e tecnologias de informação.

A deslocação dos empresários foi acordada numa visita que o autarca realizou recentemente à China.

"A nossa presença na China deveu-se ao facto de o projeto 'Art on Chairs' ser finalista do 'Régio Stars', um prémio para os melhores projetos de toda a União Europeia", assinalou o presidente da câmara. O projeto foi apresentado no âmbito de um fórum com representantes da China e da União Europeia.

Ao longo de vários dias, Celso Ferreira aproveitou a presença naquele país para se reunir com empresários de várias cidades chineses. Em Xangai, esteve numa sessão de trabalhos em que participaram 45 empresários locais. O autarca também se reuniu com o presidente da Associação Nacional da China para o Mobiliário. Celso Ferreira explicou à Lusa que aquela associação pretendia "saber mais sobre a estratégia da indústria de mobiliário de Paredes".

No encontro, foi sublinhado que as empresas de Paredes "fornecem as melhores casas de mobiliário da Europa e de outros mercados exigentes".

De acordo com o presidente da câmara, grande parte do interesse dos investidores chineses em Portugal explica-se com as questões alfandegárias.

Celso Ferreira recordou que as empresas daquele país asiático precisam de ter parte da sua produção na União Europeia "para poderem exportar em condições mais favoráveis".

O facto de Portugal pertencer ao grupo de países da União Europeia com salários mais baixos redobra o interesse dos empresários chineses, admitiu ainda o edil de Paredes.

Na visita à China, o autarca português também se reuniu com representantes da Academia de Belas Artes de Pequim, da 'Beijing Design Week' e da revista chinesa ?Casa International'.

Os encontros ocorreram para dinamizar a edição de 2014 do 'Art on Chairs'.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.