REN leva gás natural a Gouveia, Fornos de Algodres e Celorico da Beira

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 dez (Lusa) -- A REN - Redes Energéticas Nacionais anunciou hoje que concluiu a primeira fase do terceiro gasoduto de interligação entre Portugal e Espanha, que permitirá aos concelhos de Gouveia, Fornos de Algodres e Celorico da Beira o acesso ao gás natural.

Em causa está a primeira fase da terceira interligação a Espanha (Zamora) do gasoduto que liga Mangualde, Celorico e Guarda, que representa um investimento de cerca de 40 milhões de euros e que "permite desde já o acesso ao gás natural por parte dos concelhos de Gouveia, Fornos de Algodres e Celorico da Beira", refere a REN em comunicado.

Ao mesmo tempo, este projeto "reforça a segurança do abastecimento do país, ao fechar em anel os gasodutos Monforte - Guarda e Cantanhede - Mangualde", segundo a mesma fonte.

A segunda fase deste gasoduto, que passa por cinco concelhos e 23 freguesias, ligará a rede portuguesa à espanhola através de Zamora, reforçando a integração de Portugal na rede transeuropeia de gás.

O presidente executivo da REN, Rui Cartaxo, afirma, citado no comunicado, que a "terceira interligação a Espanha é uma etapa importante da criação do mercado ibérico de gás natural".

Como medida de compensação para a concretização deste projeto, a REN plantou cerca de 28000 árvores (azinheiras, carvalhos e freixos), numa área de 25 hectares, na zona do Parque Natural da Serra da Estrela, entre outras ações.

Atualmente, Portugal tem duas portas de entrada de gás - o terminal de Sines e o gasoduto que vai até Campo Maior, onde se faz a ligação a Espanha e ao gasoduto Magrebe Europa.

CSJ(JNM)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.