Pelo menos cinco mortos em protestos da oposição no Bangladesh

| Mundo
Porto Canal / Agências

Nova Deli, 03 dez (Lusa) -- Pelo menos cinco pessoas morreram e dez ficaram feridas hoje na sequência de confrontos no Bangladesh entre as forças de segurança e membros da oposição, informou a imprensa local.

As mortes ocorreram em várias zonas do país, palco de um dia de violentos protestos com o lançamento de bombas artesanais, atos de vandalismo e de confrontos entre a polícia e manifestantes pelo quarto dia consecutivo.

Os protestos são organizados pelo Partido Nacionalista de Bangladesh (BNP), à frente da aliança da oposição de 18 partidos, que reclama o cancelamento das eleições gerais marcadas para o próximo dia 05 de janeiro.

Entre as vítimas mortais estão dois membros da juventude do principal partido islâmico, o Jamaat-e-Islami, que foram mortos a tiro pela polícia quando bloqueavam uma autoestrada que une a capital, Daca, à cidade de Chittagong, segundo a agência UNB.

Dois ativistas do BNP também morreram em confrontos com a polícia, de acordo com o The Daily Star, sendo a quinta vítima mortal o condutor de uma furgoneta atingida por bombas em Chittagong.

Na segunda-feira, a oposição do Bangladesh confirmou que vai boicotar as eleições gerais, mergulhando numa incerteza política o país, que tem vindo a ser palco, desde meados de novembro, de uma escalada da violência com o registo de pelo menos 20 mortos.

A tensão vai-se agudizando à medida que se aproxima a data das eleições no Bangladesh, país com 150 milhões de habitantes, pobres índices de desenvolvimento, graves problemas ambientais e politicamente muito fragmentado.

Os confrontos violentos em manifestações de cariz político acontecem com frequência no Bangladesh, mas 2013 figura já como o ano mais sangrento desde a criação do país, em 1971.

DM //

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sanchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.