Subiu para 62 número de mortos em explosão em oleoduto na China

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 03 dez (Lusa) - As autoridades chinesas elevaram hoje para 62 o número de mortos na sequência da explosão num oleoduto, ocorrida a 22 de novembro, no leste da China.

A detonação no porto de Qingdao foi muito forte e a onda de choque da explosão virou veículos e deixou muito danificadas diversas estradas, lançando uma espessa e negra coluna de fumo sobre a cidade, de acordo com fotografias difundidas na Internet.

O último corpo foi recuperado esta segunda-feira, anunciou o governo municipal de Qingdao, situada na província de Shandong, na sua conta oficial na rede Sina Weibo - o equivalente chinês do Twitter -, em que informa do balanço final do acidente.

As autoridades chinesas deram ainda conta do registo de 136 feridos, que receberam assistência médica.

Várias horas antes da catástrofe foi detetada uma fuga no oleoduto, da propriedade do gigante petrolífero chinês Sinopec, com a explosão a ocorrer enquanto os trabalhadores tentavam conter esse derramamento.

Sete executivos da Sinopec foram detidos pela polícia, mas as autoridades ainda não se pronunciaram publicamente sobre a causa do acidente.

Os acidentes industriais são frequentes na China, sobretudo devido à falta de cumprimento das normas de segurança.

De acordo com estatísticas oficiais, os acidentes de trabalho provocaram perto de 28 mil mortos no país nos primeiros seis meses do ano.

DM (EJ) // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.