Moradores das Fontainhas, no Porto, acusam vendedores da Feira de Vandoma de excessos

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 03 dez (Lusa) - Moradores na zona das Fontainhas, no Porto, queixam-se de excessos alegadamente cometidos por vendedores da Feira da Vandoma, alegando, nomeadamente, que estes bloqueiam ruas e violam direitos de quem mora ali.

Num abaixo-assinado, que dizem terem entregado segunda-feira à Câmara e à Junta de Freguesia, cerca de 30 moradores pedem "compreensão" ao executivo municipal para a sua situação.

Três moradores intervieram segunda-feira na Assembleia Municipal do Porto descrevendo uma situação que um deles disse ser "insuportável"

A Feira da Vandoma apareceu por iniciativa espontânea de jovens estudantes, que, nos anos setenta do século passado, naquele lugar da freguesia da Sé, aos sábados de manhã, "procediam à de venda livros e roupas usadas, objetos de adorno e decoração", de acordo com a autarquia.

A feira, que é só para venda de objetos usados, mudou-se entretanto para a Alameda das Fontainhas e ali ficou, tendo, porém, estendido gradualmente a sua implantação a outros espaços vizinhos.

O presidente da União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, António Fonseca, disse à agência Lusa que vai "fazer uma reunião" com os promotores do abaixo-assinado e da contestação e outra com os vendedores, "na próxima semana", para tentar encontrar uma solução para este problema.

O autarca, eleito pela lista do candidato independente Rui Moreira, promete bater-se contra "os incómodos causados aos moradores" locais.

O abaixo-assinado refere que a feira "alongou o seu perímetro aos passeios das Fontainhas, desde a Rua da Corticeira até quase ao largo Actor Dias".

Os moradores querem que a Câmara intervenha, "não autorizando a obstrução de ruas", e sustentando que o interesse dos feirantes não pode colidir com o seus e que está em causa o "socorro a vítimas de doença súbita, que necessitem de tratamento urgente".

"Não queremos acabar com a feira, mas queremos que tenha um lugar próprio", ressalvou Alfredo Jesus Rodrigues

"Põem música às três da manhã", exemplificou, por seu lado, Francisco de Oliveira Pinto, acrescentando, ainda, que há "uma insegurança enorme" que a câmara resolva o problema.

António Carneiro disse que alguns vendedores "chegam ao cúmulo de arrancar paralelos para marcar os lugares" de venda dos seus produtos e "deixam os seus carros onde calha".

AM // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.