'Perdão' de dívidas à Segurança Social rende 160 ME em 20 dias

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 dez (Lusa) -- O regime excecional de regularização de dívidas à Segurança Social já permitiu receber um total de 160 milhões de euros nos 20 dias desde que entrou em vigor, revelou hoje o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.

Numa nota enviada à Lusa, o Governo referiu que "ao dia de hoje estão cerca de 160 milhões de euros de documentos de cobrança emitidos" e que "já existiram cerca de 150 mil contactos de empresas e particulares para resolverem a sua situação, tendo na última semana crescido bastante o número de pedidos de informação e regularizações".

"Este é um processo que está decorrer bem e que tem sido importante para dar oportunidade às empresas de regularizarem a sua situação e continuarem a sua atividade e mantendo postos de trabalho", acrescentou o Ministério.

O regime excecional de regularização de dívidas "é um conjunto de medidas excecionais para a regularização de dívidas à Segurança Social, através da dispensa do pagamento de juros de mora, juros compensatórios e custas administrativas, nos casos de pagamento a pronto, total ou parcial, do valor em dívida, e de uma redução do valor das coimas".

As medidas vão estar em vigor até ao dia 20 de dezembro, sendo abrangidos "vários tipos de dívida à Segurança Social, nomeadamente, dívidas cuja cobrança coerciva ainda não decorre, dívidas em execução e dívidas com cobrança coerciva a decorrer pela Administração Fiscal".

TDI// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.