Aguiar-Branco diz não ver "problema algum" em inquérito sobre Estaleiros Navais

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 2 dez (Lusa) - O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, disse hoje que não ver "problema algum" em que seja aberto um inquérito parlamentar sobre os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, sublinhando a "transparência" do processo de subconcessão.

"Não há problema algum em qualquer comissão de inquérito", afirmou Aguiar-Branco, destacando a "transparência" do processo de subconcessão, através de concurso presidido por "um magistrado do Ministério Público totalmente isento e equidistante do Governo".

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, anunciou domingo que o grupo parlamentar irá propor a criação de uma comissão de inquérito para apurar responsabilidades políticas e administrativas pela situação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

Questionado pelos jornalistas à margem da cerimónia de entrega do Prémio de Defesa Nacional e Ambiente 2012, no Instituto de Defesa Nacional, Lisboa, Aguiar-Branco adiantou que o Governo entregará ao Tribunal de Contas "toda a documentação referente ao processo tal como consta do caderno de encargos".

"Não há um problema a este respeito", afirmou, defendendo que o "problema principal" era "salvar a construção e reparação naval" em Viana do Castelo.

SF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.