Recessão portuguesa agrava-se 4%

| Norte
Porto Canal

O INE reviu hoje em baixa o crescimento económico nos primeiros três meses do ano, e estima agora uma queda de 4% face ao primeiro trimestre de 2012 e de 0,4% comparando com os últimos três meses do ano.

Os números foram revistos após a estimativa rápida divulgada a 15 de maio pelo Instituto Nacional de Estatística e apontam para uma queda mais expressiva em 0,1 pontos percentuais do Produto Interno Bruto (PIB), explicando esta revisão com a "incorporação de informação adicional sobre comércio internacional".

A queda de 0,3% nas exportações de bens em volume no primeiro trimestre terá motivado parte da queda registada agora, tal como uma redução no efeito preço associado a estas trocas, apesar de se notar uma recuperação nas exportações de serviços.

Esta é a segunda maior queda do PIB em termos trimestrais desde que há registo (primeiro trimestre de 1979, com colagem de dados do Banco de Portugal e com bases de contas diferentes), tendo o pior registo ocorrido no primeiro trimestre de 2009 (queda de 4,1% do PIB).

O grande fator a empurrar a economia para a recessão continua a ser a procura interna, sendo que no primeiro trimestre deste ano foi o investimento em volume que maior contributo deu, passando de uma queda de 2,1% em termos homólogos no final do ano passado para 16,8%.

O investimento em construção foi o que maior queda registou, passando de uma queda em termos homólogos de 18,5% no quarto trimestre de 2012 para uma queda de 25,7%.

O consumo privado até registou uma queda menos pronunciada no primeiro trimestre do ano, especialmente devido a uma queda menos pronunciada da despesa das famílias em bens duradouros, como os componentes de automóveis. A queda homologa passa de 20,7% para 7,5%, muito por culpa de um efeito de base, uma vez que a queda tinha sido muito pronunciada no primeiro trimestre de 2012.

A balança comercial conseguiu por sua vez um resultado positivo, atingindo os 1,4% do PIB no primeiro trimestre, contra uma queda de -1,7% no primeiro trimestre de 2012 e de 0,4% no último trimestre do ano.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.