REFER vai investir 35 milhões de euros na Linha do Minho até 2015

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 02 dez (Lusa) -- O Programa Operacional de Valorização Territorial (POVT) aprovou o início da modernização da Linha do Minho ainda dentro do atual quadro comunitário de apoio, revelou o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).

Emídio Gomes, em declarações hoje à Lusa, no final de um encontro em Santiago de Compostela com o presidente da Xunta da Galiza, Núñes Feijóo, afirmou que, para já, estão "aprovados 35 milhões de investimento para a obra arrancar ainda no primeiro semestre de 2014"

Segundo o presidente da CCDRN, "o POVT confirma que aprovou a candidatura da REFER em duas fases, esta primeira já de imediato, e, face ao volume da obra, comunicou à Comissão Europeia que se trata de um grande projeto que a seguir a estes 35 milhões, há cerca de 65 que se seguirão numa fase posterior, já no próximo quadro comunitário de apoio".

Emídio Gomes mostrou-se satisfeito por ter conseguido levar esta novidade para o primeiro encontro oficial entre as duas presidências no território da eurorregião. "Eu tinha o compromisso de aqui trazer uma data e uma solução", afirmou acrescentando que "o que é bom é que estão 100 milhões politicamente consignados".

Em novembro, o presidente da REFER, Rui Loureiro afirmou que o projeto de modernização da Linha do Minho tem um prazo de execução de 30 meses, prevê a eletrificação dos seus 96 quilómetros de extensão e a construção de estações técnicas para cruzamento de comboios com 750 metros.

DP (JAP) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.