Durão Barroso apela a investimentos alemães no turismo português

| Economia
Porto Canal / Agências

Berlim, 02 dez (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse hoje, em Berlim, que investimentos feitos no setor turístico no sul da Europa, em particular em Portugal, podem contribuir para uma recuperação sustentável e criar novas oportunidades.

Numa cimeira turística na capital alemã, o presidente da Comissão Europeia disse ser "de particular importância transmitir a mensagem" de que apostar em países como Portugal, Grécia ou Espanha, onde vários investimentos estrangeiros estão a ser feitos, podem representar uma situação de ganhos para todos os envolvidos: "Os vossos investimentos e os vossos clientes nestes países ajudam à recuperação e, por sua vez, a recuperação gera novas oportunidades de negócio".

"Se me permitem que seja um pouco patriótico -- porque não? -- Portugal, que maravilhoso destino que é, com o seu ótimo clima, a sua segurança, com pessoas muito hospitaleiras, com muitas coisas que provavelmente ainda não conhecem, incluindo a minha própria região no norte de Portugal, o vale do Douro que agora está muito em voga", afirmou Durão Barroso, segundo o texto do discurso.

O presidente da Comissão ainda acrescentou: "Do Porto ao Douro, e claro a histórica cidade de Lisboa, que grande destino é!"

Durão Barroso realçou que o setor turístico tem resistido e está a recuperar da crise melhor do que a maioria, desempenhando um papel importante no "exercício de reequilíbrio europeu, uma vez que a Europa do sul se tem comportado ainda melhor do que a média nos últimos anos".

O responsável da Comissão Europeia recordou os números do setor, lembrando que o setor do turismo português cresceu 8% nos primeiros sete meses do ano face ao homólogo de 2012, tendo a Grécia, Malta e Espanha também apresentado números positivos.

TDI// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.