UE tem de resolver desigualdade no acesso das empresas ao financiamento - Pires de Lima

| Economia
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 02 dez (Lusa)- O ministro da Economia afirmou hoje que as empresas portuguesas com "saúde financeira" estão a ser penalizadas no acesso e custo do crédito apenas devido à sua nacionalidade e defendeu que Bruxelas tem de resolver esta "desigualdade".

Em declarações aos jornalistas em Bruxelas, à margem de um Conselho de Competitividade, António Pires de Lima criticou "a manutenção de condições de grande desigualdade no acesso ao financiamento entre empresas com saúde financeira similar em diferentes países da Europa".

"É uma situação que penaliza muito as empresas portuguesas, nomeadamente as Pequenas e Médias Empresas [PME], e que só terá uma solução completamente estruturante com o avanço da união bancária", afirmou Pires de Lima, que revelou ter abordado o assunto durante a reunião com os restantes ministros europeus na capital belga.

O governante disse esperar que "a União Bancária possa dar passos importantes, determinantes e visíveis para todos em 2014" para esbater estas diferenças no financiamento da economia.

"Enquanto isso não for possível vive-se uma circunstância de concorrência desigual entre empresas com uma estrutura de balanço e uma saúde financeira similar e isso não é justo, nem sequer sustentável, num mercado que se quer e que se pretende único", sustentou.

António Pires de Lima referiu ainda que em Portugal já foram "ativados uma série de mecanismos de financiamento e de capitalização das empresas" e "lançadas várias linhas com o apoio do Estado e em cooperação com a banca comercial".

"Foi anunciado recentemente o arranque da instituição financeira de desenvolvimento que estará ativa para o apoio às PME já a partir de junho ou julho de 2014 e estamos a fazer tudo aquilo que está ao nosso alcance para minorar os problemas de financiamento que as PME ainda têm em Portugal, para melhorar o acesso e o custo do financiamento", acrescentou.

ATF/ACC // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.