Auditoria aos Estaleiros de Viana devia ter sido enviada para a AR -- ministro da Defesa

| Política
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 04 mai (Lusa) - O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, defendeu hoje que a auditoria de 2009 da Inspeção-Geral das Finanças (IGF) aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) devia ter sido enviada para o Parlamento.

"Havia uma auditoria que tinha sido solicitada ao Ministério das Finanças, que devia ter sido enviada para a Assembleia da República e não foi, isso significa que o que devia ter acontecido em 2009 não aconteceu", afirmou o governante.

Em declarações à Lusa e à SIC à margem da ministerial de Defesa da NATO, em Bruxelas, Aguiar-Branco não se alongou nos comentários à auditoria feita pela IGF há quatro anos, cujo relatório foi conhecido agora.

"A única ilação que tiro é que fazendo [o relatório] recomendações em 2009, no Governo anterior, o Governo anterior não as fez", disse o ministro da Defesa.

O governante reiterou que a possibilidade de reprivatizar os ENVC está "gorada" pela "impossibilidade de se justificarem os 180 milhões de euros considerados ajudas de Estado entre 2006 e 2011", mas disse esperar que a empresa alcance "um resultado positivo".

"Hoje estamos com a hipótese de, ao irmos lançar um concurso para a subconcessão dos terrenos, em agosto, setembro, termos um resultado que esperamos positivo no sentido de poder manter-se uma situação que vá ao encontro das necessidades da região", referiu.

O responsável pela pasta da Defesa disse não poder garantir "num juízo jurídico" que os eventuais concorrentes à subconcessão sejam obrigados a manter uma indústria naval naquele espaço, mas isso é provável "num juízo de normalidade".

"Num juízo de normalidade admito que haja vários candidatos que estão interessados em concorrer para que continue a haver exploração de construção naval naquela região. Já foi dada notícia pública de vários interessados, quer nacionais, quer estrangeiros, que estiveram na reprivatização e que não estiveram", concluiu.

Uma auditoria às contas dos ENVC realizada em 2009 pela Inspeção-Geral das Finanças (IGF) recomendou o desenvolvimento de "soluções de reestruturação empresarial" envolvendo os agentes regionais e locais.

O mesmo documento concluiu que dois planos de reestruturação definidos em 1998 e 2005 não chegaram a ser concluídos, tal como a modernização da empresa.

ATF (PYJ)// SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.