Barroso apela à moderação na Ucrânia e ao respeito pelos direitos civis

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 02 dez (Lusa) - O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, apelou hoje à moderação e ao respeito pelos direitos dos cidadãos ucranianos numa conversa telefónica com o Presidente daquele país, Viktor Ianukovich, na sequência dos violentos confrontos em Kiev.

Segundo uma nota da Comissão Europeia, nesta conversa ao telefone, Barroso defendeu que os alegados casos de uso de força excessiva por parte da política ucraniana devem ser investigados o mais rapidamente possível e que o Governo deve procurar alcançar um compromisso com todas as forças políticas.

O chefe do executivo comunitário disse ainda a Ianukovich que os direitos e liberdades dos cidadãos devem ser respeitados e sublinhou que os confrontos dos últimos dias na capital da Ucrânia só podem ser ultrapassados através de uma solução política e pacífica.

No domingo, dezenas de milhares de manifestantes protestaram no centro de Kiev, exigindo eleições antecipadas tanto para a presidência como para o Governo do país, desafiando uma proibição imposta na noite anterior por um tribunal ucraniano.

Já esta madrugada, após violentos confrontos com a polícia, milhares de manifestantes ucranianos acamparam na praça principal de Kiev e tentaram bloquear vários edifícios do Governo espalhados pela cidade.

No comunicado enviado à imprensa, a Comissão Europeia refere que o Presidente ucraniano terá concordado com as posições de Durão Barroso e confirmado uma investigação ao uso da força pelas autoridades policiais.

Na conversa telefónica, Viktor Ianukovich terá ainda abordado a questão do acordo de comércio com a União Europeia e acordado com Barroso o envio de uma delegação a Bruxelas.

ATF // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.