Obra no valor de 3,9ME na secundária de Ermesinde, Valongo, avança no verão

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 04 mai (Lusa) - A obra da Escola Secundária de Ermesinde, concelho de Valongo, avança no verão para estar pronta em 2018, indicaram hoje os responsáveis autárquicos sobre uma empreitada que ronda os 3,9 milhões de euros.

Em causa está um equipamento escolar, com cerca de 30 anos, cuja requalificação é uma das obras mais desejadas e discutidas no concelho de Valongo, havendo registo de dezenas de visitas e intervenções sobre o tema por parte de vários partidos políticos, entrega em mão de cartas a governantes, pintura de murais, um cordão humano à volta da escola e uma vigília noturna.

A Escola Secundária de Ermesinde - que acolhe atualmente cerca de 1.500 alunos do quinto ao 12.º ano mas já foi um estabelecimento de ensino sobrelotado com mais de 2.700 estudantes - chegou a constar da fase três do projeto global de empreitadas no âmbito da empresa Parque Escolar com obras marcadas para 2011 que nunca se concretizaram.

Em outubro de 2016 a Câmara de Valongo anunciou que a intervenção na escola ia avançar com verbas inscritas no quadro comunitário de apoio Portugal 2020 e hoje confirmou à agência Lusa que a obra tem início, "se tudo correr como esperado", frisou o presidente José Manuel Ribeiro, no verão entre o fim de julho e o começo de agosto.

O anúncio referente ao concurso público foi publicado em Diário da República a 20 de abril e hoje foi aprovado por unanimidade em reunião camarária uma proposta sobre o mobiliário escolar.

Os procedimentos ainda serão alvo de visto do Tribunal de Contas, sendo que a obra deve demorar um ano a ser executada.

A propósito do facto desta empreitada se iniciar em período de férias, mas continuar em tempo letivo, o vereador da educação de Valongo, Orlando Rodrigues, indicou que serão colocados no recreio da escola 34 contentores para apoio às salas de aula que serão "totalmente remodeladas".

Além do arranjo total dos blocos, o projeto inclui arranjos exteriores, retirada de placas de fibrocimento, logo passiveis de conterem amianto, remodelação de laboratórios, intervenção nos pisos e no tetos, e ampliação do refeitório com mais 60 lugares, aumentando a capacidade para 172 alunos.

"Foi colocado foco total nas condições de aprendizagem e de bem-estar dos alunos", resumiu o presidente da Câmara de Valongo, distrito do Porto.

PYT // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.