Líder mundial no mercado de botões paga salários acima da média e aumenta facturação

Líder mundial no mercado de botões paga salários acima da média e aumenta facturação
| Economia
Porto Canal

Líder mundial de mercado no setor, a Louropel, em Famalicão, produz entre 9 a 12 milhões de botões por dia, paga salários "acima da média" e este ano, apesar da crise, aumentou a faturação em 2 milhões de euros.

Os números foram hoje revelados pelo administrador Avelino Rego, que adiantou ainda que 80% da produção é para exportação e que a empresa perspetiva para o segundo semestre de 2014 novos investimentos, quer em instalações, quer em tecnologia de ponta.

Estes investimentos poderão levar à criação de mais uma dezena de postos de trabalho.

A Louropel tem a especificidade de ser "a única no mundo" que fabrica botões ecológicos, com a reciclagem das resinas polimerizadas resultantes da própria produção da empresa.

Neste momento, 25% dos botões diariamente produzidos já são ecológicos.

"Num prazo de 10 anos, queremos aproveitar 100% dos nossos resíduos e ainda comprar os resíduos dos outros", afirmou Avelino Rego, para vincar a preocupação e a aposta ecológicas da empresa.

Em 2012, a Louropel, que tem três unidades em Famalicão, faturou 12 milhões de euros, montante que este ano vai ascender a 14 milhões.

Tem 243 trabalhadores, sendo a carga salarial mensal de cerca de 250 mil euros.

"Se queremos qualidade, temos de a pagar", referiu Avelino Rego.

Na produção "pura e dura", e mantendo fidelidade a uma regra de ouro da empresa, apenas operam homens, porque se trata de uma "indústria pesada".

A empresa emprega, no entanto, cerca de 40 mulheres, essencialmente em tarefas administrativas.

Nos últimos 12 anos, a empresa investiu mais de 50 milhões de euros.

Os seus principais mercados são a Europa e os Estados Unidos da América, mas a partir de janeiro a empresa vai também apostar "com mais força" na Ásia, concorrendo com os chineses.

Segundo Avelino Rego, a inovação é a palavra-chave do sucesso de uma empresa que nasceu há 48 anos, pela mão do seu pai.

"Começou na cave da casa do meu pai. Os trabalhadores eram ele, a minha mãe e uma tia. As máquinas ficavam a trabalhar de noite. Quando entupiam, faziam um barulho diferente e lá ia o meu pai, que dormia por cima, desentupi-las", recordou o atual responsável da Louropel.

A empresa foi crescendo, até que há cerca de uma década foi construída uma nova nave, expressamente para a produção de botões ecológicos.

Hoje, a Louropel fornece várias marcas conhecidas mundialmente, como a Armani, a Massimo Dutti ou a Hugo Boss.

A Louropel foi hoje visitada pelo presidente da Câmara, no âmbito do seu roteiro "Made in Famalicão", que pretende destacar casos de sucesso e de empreendedorismo.

O autarca vincou o "orgulho" de ter no concelho uma empresa líder mundial na produção de botões e apontou a Louropel como um exemplo, a seguir, de empreendedorismo.

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.