Álvaro afirma que Portugal fez reformas mais ambiciosas na Europa desde era Thatcher

Álvaro afirma que Portugal fez reformas mais ambiciosas na Europa desde era Thatcher
| Política
Porto Canal

O ministro da Economia defendeu hoje que "Portugal implementou nos últimos dois anos o programa de reformas mais ambicioso na Europa desde a era Thatcher" e que agora "tem que cortar nos impostos, nas taxas e na burocracia".

"Nós implementámos reformas quer ao nível laboral, quer ao nível da Justiça, quer ao nível de licenciamentos, quer aos nível dos cortes das rendas de energia, quer ao nível das rendas das PPPs [Parcerias Público-Privadas]", enumerou o Álvaro Santos Pereira em Leiria no encerramento do Fórum "Como o Planeamento Pode Dinamizar a Economia e Criar Emprego".

"Pela primeira vez, temos o setor público empresarial dos transportes de Lisboa e do Porto a apresentar contas equilibradas e um EBITDA positivo [resultado antes juros, impostos, provisões e amortizações] na primeira vez nos últimos 40 anos de democracia", salientou.

O ministro acrescentou que as reformas lançadas pelo Governo são visíveis igualmente no Programa Revitalizar e na introdução do novo código de insolvências, assim como no programa de privatizações e com o fim das 'golden shares', ações de classe especial detidas pelo Estado.

Álvaro Santos Pereira defendeu que neste momento Portugal "tem que cortar nos impostos, nas taxas e na burocracia" e sublinhou a importância de "instrumentos fortes para dinamizar o crescimento" que passam pelo anunciado 'super crédito fiscal' e pela redução do Imposto sobre o Rendimento Coletivo (IRC).

O ministro da Economia aproveitou para desafiar o PS a comprometer-se com uma descida do IRC, defendendo ser essencial "a estabilização fiscal" num país que "tem que cortar na papelada" e garantir que "os burocratas percam poder".

Afinal, "é preciso simplificar para sermos mais amigos do investimento", sustentou.

À chegada, tal como sucedeu com a ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Álvaro Santos Pereira foi confrontado com uma manifestação de cerca de duas dezenas de pessoas ligadas à União de Sindicatos do Distrito de Leiria, à Associação de Agricultores do distrito e ao Sindicato dos Professores da Região Centro.

Álvaro Santos Pereira foi recebido com insultos, cerca de duas horas depois de ter sido detido um manifestante em altercações com a Polícia.

No Teatro José Lúcio da Silva, onde decorreu o Fórum organizado pela Câmara de Leiria e pela Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, a ministra Assunção Cristas prometeu que Portugal vai ter o licenciamento ambiental mais rápido da União Europeia.

A governante revelou que "a reforma profunda" que o Governo está a realizar permitirá que o prazo das licenças ambientais passe dos 140 para os 80 dias e de 60 dias se tiverem o envolvimento de entidades acreditadas.

"Isto significa que teremos o prazo mais curto de licenciamento ambiental de toda a União Europeia, cuja média é hoje de 210 dias", anunciou a governante.

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".