Sector privado já ajustou em termos salariais em Portugal - Ministra das Finanças

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 dez (Lusa) - A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, garantiu hoje que o Governo e os parceiros sociais partilham da mesma opinião de que o setor privado em Portugal "já ajustou" em termos salariais.

"A divergência de opinião é com o Fundo Monetário Internacional e não com os parceiros sociais. Neste ponto [ajustamento salarial] partilhamos exatamente a mesma opinião", disse a governante aos jornalistas à margem da reunião de concertação social.

Maria Luís Albuquerque participou no primeiro ponto da reunião entre o Governo e os parceiros sobre a X avaliação do programa de assistência financeira da 'troika', que se inicia na quarta-feira.

De acordo com a ministra das Finanças, além da "necessidade ou não de fazer novos ajustamentos" salariais no setor privado, os temas tratados durante o encontro com os parceiros sobre este tema dizem respeito aos custos de financiamento das empresas, questões que influenciam a competitividade e o desemprego.

A equipa da 'troika' chega a Portugal na quarta-feira para a décima avaliação ao programa português com posições divergentes em relação a um dos pontos centrais em cima da mesa, o mercado laboral.

Os credores internacionais pretendem avançar com mais reduções salariais no setor privado.

ICO/SMS// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta terça-feira, a Euribor a três meses, que recuou para 3,882%, permanece acima da taxa a seis meses (3,844%) e da taxa a 12 meses (3,718%).

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.