PSP deteve 28 elementos de "rede estruturada" de tráfico de droga no Porto

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 02 dez (Lusa) -- A operação policial realizada nos bairros Pinheiro Torres e Pasteleira Nova, no Porto, levou à detenção de 28 elementos de uma "rede estruturada" de tráfico de droga e à apreensão de dez viaturas e oito mil doses de estupefaciente.

O balanço da operação realizada no domingo, após seis meses de investigação, foi hoje feito em conferência de imprensa pelo subintendente Rui Mendes, comandante da Divisão de Investigação Criminal da PSP, de acordo com quem os dois bairros sociais constituíam "um dos pontos principais de venda [de droga] na cidade".

As diligências policiais incluíram 28 buscas domiciliárias e quatro "não domiciliárias na Área Metropolitana do Porto", nomeadamente "junto dos aglomerados habitacionais", que resultaram na apreensão de cinco armas brancas, 31 telemóveis, 18.940 euros em dinheiro e "todo um conjunto de matéria importante para a própria investigação", revelou Rui Mendes.

Os detidos, que vão ser hoje presentes "a um primeiro interrogatório judicial", são 16 homens e 12 mulheres "bastante jovens", acrescentou o responsável, especificando apenas que "alguns deles não completaram ainda os 30 anos".

O subintendente destacou que, "pela complexidade e dimensão", esta "rede estruturada" de tráfico de droga "estava a causar algum alarme social", pelo que, acredita, as detenções vão "poder devolver alguma tranquilidade" aos dois bairros sociais situados na zona ocidental da cidade.

Admitindo que a "investigação não está concluída", Rui Mendes observou que a operação de domingo "visou todos os níveis" da rede, "desde os indivíduos principais, que tem uma função de controlo, até aos indivíduos que vendem ao consumidor".

Entre a droga apreendida estava "heroína, cocaína e haxixe, suficientes para cerca de 7.703 doses individuais", refere o comunicado de imprensa da PSP divulgado hoje à comunicação social.

Os dez automóveis apreendidos eram de "gama alta" e entre as armas "ilegais" estavam um canivete, uma faca, três bastões e três dispositivos de gás paralisante.

A operação, coordenada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, foi realizada por 250 elementos da PSP, da "Investigação Criminal e da Unidade especial de Polícia, quer ao nível do grupo de operações especiais quer ao nível do corpo de intervenção", afirmou Rui Mendes.

Pelas 16:00 de domingo, a operação da PSP iniciada pelas 09:30 nos bairros da Pasteleira Nova e Pinheiro Torres, tinha já resultado na detenção de mais de 20 pessoas e na apreensão de sete mil doses de droga, nove viaturas e 15 mil euros em dinheiro.

Em declarações à Lusa, o subintendente da PSP Rui Mendes afirmou na altura que "os resultados preliminares" apontavam para "mais de 20 detenções, cerca de 7.000 doses de droga apreendidas, essencialmente de heroína e cocaína, nove viaturas apreendidas, a maioria de gama alta, e cerca de 15 mil euros em dinheiro" apreendidos.

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.