Câmara desvaloriza regresso do Instituto de Habitação à Porto Vivo

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 04 jun (Lusa) - A Câmara do Porto desvalorizou hoje o regresso do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) ao conselho de administração da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), responsabilizando o Governo por não pagar o que deve.

"Este ato não tem nada de especial, sendo uma consequência da não deliberação da última Assembleia Geral" da SRU Porto Vivo, adiantou a autarquia à Lusa, referindo-se ao aval que deixou o presidente do IHRU "muito contente por o presidente da Câmara do Porto ter desbloqueado o principal impedimento institucional".

A Câmara justifica a assinatura da "deliberação específica" relativa ao representante do IHRU por considerar não fazer "sentido continuar à espera duma eleição" [do Conselho de Administração] que desconhece "quando poderá acontecer, já que depende da vontade do IHRU".

Na resposta escrita enviada à Lusa, a autarquia revelou que na Assembleia Geral da SRU realizada abril, o IHRU chumbou a lista proposta pela Câmara para o Conselho de Administração da empresa na qual estava incluído o nome do representante do instituto

"Como estava uma Assembleia Geral marcada para março, que o IHRU posteriormente adiou para abril, e da sua ordem de trabalhos constava a eleição do Conselho de Administração na sua totalidade - cujo mandato já terminou em dezembro de 2011 - a Câmara não assinou a deliberação específica para a eleição do referido administrador, optando por o incluir na lista que ela própria propôs à referida Assembleia Geral", explicou a autarquia.

"Como o IRHU, na altura, votou contra tudo o que foi proposto nessa Assembleia Geral, o Conselho de Administração da empresa acabou, mais uma vez, por não ser eleito, continuando em gestão e sem presidente", acrescentou o município, através do seu gabinete de comunicação.

Assim, a Câmara destaca continuar "disponível para ultrapassar os problemas criados à Porto Vivo, sendo que, para tal, será importante que o Governo pague o que deve, que entenda a importância local e nacional da reabilitação urbana da Baixa do Porto, e que não confunda prejuízo com investimento público, como é referido na carta aberta dirigida ao Governo que conta já com mais de mil subscritores".

O IHRU regressou hoje, depois de uma ausência de sete meses, a uma reunião do conselho de administração da Porto Vivo, depois do aval da autarquia portuense.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do IHRU, Vítor Reis, manifestou a sua satisfação pelo regresso às reuniões de um representante do instituto, destacando que o presidente da autarquia portuense, Rui Rio, tenha "desbloqueado o principal impedimento institucional", disse Vítor Reis.

O assento do IHRU pertence, por inerência de funções, ao representante do instituto no Porto, enquanto a câmara fica representada pelo vereador com a pasta da Habitação no conselho de administração.

Porém, a autarquia tem de aprovar o representante do IHRU neste órgão e vice-versa.

Em novembro de 2012, o IHRU nomeou um novo dirigente para a sua delegação no Porto.

Detida em 40% pela autarquia e em 60% pelo Estado, através do IHRU, a SRU - Porto Vivo está desde dezembro sem presidente, aguarda há um ano que o Estado reponha os prejuízos de 2,5 milhões de euros referentes a 2010 e 2011 e viu as contas de 2012 reprovadas pelo acionista maioritário na assembleia-geral de 18 de abril.

Esta situação vivida na SRU tem sido alvo de críticas reiteradas pelo presidente social-democrata da Câmara do Porto, Rui Rio, que acusa o Governo querer "abandonar e deixar falir" a SRU, tendo já confessado que esta é a sua "maior preocupação" em final de mandato.

ACG/(PL) // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.