Petição reclama redução de 30% no preço do gás e da eletricidade na Guarda

| Norte
Porto Canal / Agências

Guarda, 02 dez (Lusa) - Mais de 1.300 pessoas já subscreveram uma petição na internet que propõe a redução de 30% nas faturas do gás e da eletricidade dos residentes no distrito da Guarda, durante os meses de inverno, foi hoje revelado.

A autora da petição, Gisela Fernandes, residente na Guarda, disse hoje à agência Lusa que está "muito satisfeita" com a adesão das pessoas, o que "demonstra o quanto a população da Guarda está unida em termos de linha de pensamento".

Gisela Fernandes contou que decidiu criar a petição por considerar que "a Guarda merece uma especial atenção no que diz respeito às energias usadas para aquecimento durante o inverno".

"É algo em que tenho vindo a pensar desde há alguns anos. Em conversas com amigos, descobri que também eles achavam o mesmo. Qualquer pessoa que acompanhe as previsões meteorológicas sabe que ultimamente a Guarda tem sido alvo de temperaturas baixíssimas", disse.

A promotora do documento referiu que "já muita gente tinha refletido" sobre o assunto mas, "simplesmente, ainda ninguém se tinha lembrado de tomar a iniciativa" de avançar com a recolha de assinaturas.

A petição, disponível em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT71597, destinada à presidente da Assembleia da República, é justificada por a região da Guarda ser caracterizada por invernos "muito rigorosos" e frios.

"Para que as casas possam ser aquecidas é necessário consumir o triplo do gás e da eletricidade em comparação com aquilo que se consome na grande maioria das regiões do país", é assinalado no documento consultado pela Lusa.

Acrescenta que "os elevados preços cobrados pelas entidades exploradoras destas energias fazem com que muitas pessoas poupem ao máximo no aquecimento e vivam sem as condições mínimas de conforto durante os curtos dias de inverno".

Assim, é proposto "que seja feita uma redução de 30% nas faturas do gás [natural e butano] e da eletricidade, a todos os cidadãos residentes no distrito da Guarda, durante os meses em que esteja em vigor o horário de inverno".

Gisela Fernandes disse à Lusa que quando criou a petição até pensou "mais nas crianças e idosos do distrito", referindo que "a maioria da construção guardense não está preparada para suportar as temperaturas negativas".

"As pessoas têm deixado comentários, a par da assinatura, e há muitas a declarar que, de facto, é impossível ter um ambiente confortável dentro de casa, porque isso implicaria elevadas contas de gás e eletricidade para pagar e tal, simplesmente, não pode acontecer, porque não há dinheiro para isso", acrescenta.

Segundo a autora da petição, "algumas pessoas referem que têm três e quatro filhos e que, para elas, mantê-los num ambiente aconchegante seria um luxo ao qual não se podem permitir".

A petição ficará 'online' "enquanto houver gente a assinar", acreditando que "até ao fim do ano esta já tenha sido bem divulgada" e assinada pelos interessados.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.