Manifestantes ucranianos acampados em praça de Kiev após confrontos com polícia

Manifestantes ucranianos acampados em praça de Kiev após confrontos com polícia
| Mundo
Porto Canal

Milhares de manifestantes ucranianos estavam, esta noite, acampados na praça principal de Kiev, depois de violentos confrontos com a polícia, para reclamar eleições antecipadas por o Governo ucraniano ter rejeitado um pacto com a União Europeia.

"Uma revolução está a começar na Ucrânia. Estamos a montar um acampamento na Praça da Independência e a lançar uma greve nacional", disse o líder do partido nacionalista Sovoboda, Oleh Tiahniboh, em declarações à televisão divulgadas na Ucrânia e na Rússia.

O antigo campeão mundial de boxe e líder de um partido da oposição, Vitali Klitschko, considerado como um dos favoritos à presidência ucraniana nas eleições de 2015, apelou aos apoiantes para não desistirem de controlar o centro de Kiev.

"Temos de mobilizar toda a gente no país e não perder a iniciativa", disse, citado pela agência AFP.

Milhares de manifestantes responderam ao seu apelo, passando a noite na Praça da Independência.

Segundo a imprensa ucraniana, o Presidente da Ucrânia, Viktor Ianukovich, eleito em 2010 com o apoio da população russófona, maioritária no leste da Ucrânia, passou grande parte de domingo reunido com os seus conselheiros.

O protesto de domingo em Kiev contou com a participação de mais de 100 mil ucranianos que se manifestavam contra a decisão do Presidente de recusar a assinatura de um Acordo de Associação com a União Europeia, optando pela ajuda financeira oferecida por Moscovo.

Cerca de 100 polícias e 50 manifestantes ficaram feridos nos confrontos que se registaram depois de a polícia ter procurado dispersar cerca de mil manifestantes no sábado da Praça da Independência, causando mais de 30 feridos, o que levou à demissão do chefe da polícia de Kiev.

Na noite de sábado, uma ordem judicial proibiu manifestações na Praça da Independência e nas suas imediações até 07 de janeiro.

A oposição considerou o protesto de domingo em Kiev como o maior ocorrido no país desde a Revolução Laranja de 2004.

Na cidade ucraniana de Lviv, também cerca de 50 mil ucranianos pró União Europeia saíram à rua, a par de outros 250 na região de Donetsk, onde nasceu Ianukovich.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.