Portugal proclamou a independência de Espanha há 313 anos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 dez (Lusa) -- No dia 01 de dezembro de 1640, há 313 anos, um conjunto de nobres entregou o trono de Portugal ao Duque de Bragança D. João, recusando a soberania da Coroa espanhola.

Um conjunto de 40 fidalgos portugueses, que a História denominaria "os conjurados", decidiram encetar uma revolta popular que colocasse fim ao domínio espanhol de Portugal que se registava desde 1580, com a morte do rei D. Sebastião, que não deixou herdeiros diretos.

Os conjurados contaram com o apoio de D. João, 8.º duque de Bragança e 14.º Condestável do Reino. O duque era senhor de uma das maiores e mais rica casa nobre, podia financiar a campanha contra a coroa espanhola, e por ser trineto do Rei D. Manuel I, podia assumir a coroa de Portugal independente.

Esta ascensão era, segundo os cronistas, já reconhecida pelo povo, nomeadamente quando em 1633, sete anos antes da revolta, numa ida a Évora para se encontrar com o marquês de Ferreira, foi recebido como soberano pelo povo.

Historiadores há, que apontam que o plano de estudos e educação que o pai, D. Teodósio, lhe traçou, já o preparavam para assumir cargos de maior responsabilidade, além do senhorio ducal.

Em 1639, numa visita a Almada, o duque recebeu as queixas dos nobres portugueses da "tirania de Castela" e os ensejos de restaurar a independência do país.

Nas diferentes reuniões secretas que mantiveram, os conjurados chegaram a projetar a constituição e uma "república aristocrática", na ausência de um herdeiro direto dos Reis de Portugal, ou caso D. João, o segundo duque deste nome, não aceitasse o encargo do Governo.

A revolta eclodiu na capital do reino, com forte adesão popular, e da varanda do Palácio dos Almadas, hoje conhecido como "da Independência", o povo de Lisboa "atirou" à rua Miguel de Vasconcelos, que governava Portugal em nome de Filipe IV de Espanha (III de Portugal).

Os ecos da revolta na capital chegaram a Braga onde os alunos dos Estudos Gerais de Braga saíram à rua em apoio ao Duque de Bragança, futuro D. João IV.

A revolta saiu vitoriosa, mas só em 1668, e após várias batalhas entre tropas portuguesas e espanholas, Lisboa e Madrid assinam o tratado de paz, segundo o qual se reconhece a independência dos dois Estados e respetivas colónias.

O tratado foi assinado em Lisboa entre D. Afonso VI, sucessor de D. João IV que falecera em novembro de 1656, e Carlos II de Espanha.

Além das tropas espanholas, Portugal teve ainda que enfrentar outras potências europeias, como as Províncias Unidas (atual Holanda), que detinham já posições nos domínios ultramarinos portugueses, nomeadamente no Brasil e na Ásia.

D. João IV inaugurou a 4.ª Dinastia, dita de Bragança, que se manteve até à proclamação da República em 1910.

NL // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.