Grupo Ibersol mais do que duplica lucro em 2016 para 23,4 ME

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 28 abr (Lusa) - A Ibersol, que detém as marcas PizzaHut e da Burger King em Portugal e Espanha, mais que duplicou os lucros em 2016, passando de 10,7 milhões de euros em 2015 para 23,4 milhões de euros.

De acordo com os resultados remetidos hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Ibersol aumentou os seus lucros em 12,7 milhões de euros em 2016, mais que duplicando os resultados em termos homólogos.

Também o volume de negócios da empresa subiu de 213,7 milhões de euros em 2015 para 269,8 milhões de euros no ano passado, o que representa um aumento homólogo de 26,3%.

O grupo conseguiu também aumentar o número de unidades para 504 (mais 127 ou 33,7% perante 2015), das quais 307 em Portugal, estando também presente em Espanha e Angola.

O EBITDA (resultado antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) subiu 44,1%, de 32,7 milhões de euros em 2015 para 47,1 milhões em 2016.

Segundo a empresa, o endividamento aumentou cinco vezes, de 22 milhões de euros em 2015 para 110 milhões no ano passado, uma subida de 88 milhões de euros que o grupo justifica com a aquisição de 100% do grupo Eat Out (EOG), que detinha, entre outras insígnias, a Pans & Company, à Agrolimen, num investimento que ascendeu a 105 milhoes de euros, sem dívida.

Entretanto, em 20 de março deste ano, a Ibersol regressou ao principal índice de referência da bolsa portuguesa, no mesmo dia em que a tecnológica Novabase voltou também a negociar no PSI20.

O regresso das duas empresas à 'primeira liga' da bolsa portuguesa foi decidido pela Euronext Lisboa, no âmbito da revisão anual do índice, que integrava desde 10 de fevereiro apenas 17 empresas, depois da saída do BPI, que na sequência da oferta pública de aquisição (OPA) do Caixabank.

SP // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.