Governo espanhol revê em alta previsões de crescimento para 2017 e 2018

| Economia
Porto Canal com Lusa

Madrid, 28 abr (Lusa) - O governo espanhol reviu em alta as previsões de crescimento da economia espanhola para 2,7% em 2017 e 2,5% em 2018, duas e uma décima a mais, respetivamente, em relação à previsão anterior.

Os números constam do novo quadro macroeconómico que acompanha a atualização do Programa de Estabilidade 2017-2020 aprovado hoje em Conselho de Ministros para ser enviado a Bruxelas ainda antes do fim de abril.

A nova projeção aponta para um crescimento médio anual para estes quatro anos de 2,5% e uma taxa similar para o emprego, o que permitirá a criação de meio milhão de postos de trabalho anuais e a redução da taxa de desemprego para 11,2% em finais de 2020, informou o Ministério das Finanças em comunicado.

Em conferência de imprensa, o ministro das Finanças, Luis de Guindos, explicou que se espera que em 2019 haja uma recuperação de todo o emprego perdido durante a crise.

A taxa de desemprego deverá baixar de 18,6% em 2016 para 16,6% em 2017 e 12,9% em 2019.

"São previsões prudentes e realistas", insistiu o ministro, citado pela agência Efe, explicando que Espanha continuará a ser dos países com mais crescimento entre as economias desenvolvidas e que o défice deverá ficar abaixo de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.