CGD: Domingues diz que banco público corria risco de resolução em 2016

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 28 abr (Lusa) - O ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), António Domingues, afirmou hoje que a aprovação por Bruxelas da recapitalização sem ajuda de Estado foi determinante para impedir que o banco estatal fosse alvo de uma medida de resolução em 2016.

"Hoje, já posso falar sobre isso à vontade. Posso dizer que a CGD podia entrar num cenário de 'bail in', em resolução. Se, por ventura, não fizesse a recapitalização sem ajuda de Estado", afirmou o gestor durante a sua audição na nova comissão parlamentar de inquérito sobre o banco estatal.

Domingues apontou para a possibilidade de, nesse caso, ser feito um 'hair cut' [desvalorização] da dívida subordinada e da dívida sénior, e até de ações.

"Imagine-se um banco do Estado, com quota de 30%, ser alvo de resolução em 2016. Era péssimo. Fiz tudo o que estava ao meu alcance para impedir que isso acontecesse", destacou.

E acrescentou: "A não recapitalização da CGD nos termos em que foi feita seria um enorme obstáculo também para a recapitalização do resto do setor. Para o país, não sei o que podia acontecer se víssemos a CGD a entrar em resolução. Esse era o quadro que havia".

Esta é a primeira audição desta comissão de inquérito, pedida potestativamente (de forma obrigatória) por PSD e CDS-PP, que tem como um dos pontos centrais apurar se "é verdade ou não que o ministro [das Finanças] negociou a dispensa da apresentação da declaração de rendimentos [de António Domingues]", o que tem sido negado por Mário Centeno.

DN/SMA// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.